Farmácia / Notícias da Ind

2 out, 2023 08:30h

Estudo randomizado | Insulina icodec semanal comprova eficácia em pacientes com diabetes tipo 2 sem uso prévio de insulina

O ensaio clínico randomizado ONWARDS 3 estudou a eficácia da insulina icodec semanal em comparação com a insulina degludec diária para controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2 sem uso prévio de insulina. O ensaio duplo-cego foi conduzido de março de 2021 a junho de 2022 em 92 locais em 11 países, inscrevendo 588 adultos com diabetes tipo 2. Os participantes foram randomizados em dois grupos: 294 recebendo icodec semanal e placebo diário, e 294 recebendo degludec diário e placebo semanal.

O desfecho primário foi a mudança na hemoglobina A1c (HbA1c) da linha de base à semana 26. A insulina icodec mostrou uma mudança não inferior de HbA1c da linha de base (-1,6 pontos percentuais) em comparação com a insulina degludec (-1,4 pontos percentuais) e demonstrou superioridade estatisticamente confirmada. No entanto, o ensaio mostrou uma taxa maior de eventos hipoglicêmicos de nível 2 (clinicamente significativos) ou nível 3 (severos) no grupo da insulina icodec do que no grupo da insulina degludec, apesar das taxas globais baixas em ambos os grupos. Não houve diferença significativa nas mudanças de peso entre os dois grupos.

O estudo concluiu que a insulina icodec semanal demonstrou redução superior de HbA1c em comparação com a degludec diária após 26 semanas de tratamento em pacientes com diabetes tipo 2 insulina-naïve. A conveniência da administração semanal deve ser considerada em relação ao risco absoluto ligeiramente maior de hipoglicemia. As limitações do estudo incluem sua curta duração (26 semanas) e a falta de dados sobre efeitos sustentados, resultados relatados pelos pacientes e monitoramento contínuo da glicose.

Artigo: Lingvay IAsong MDesouza C, et al. Once-Weekly Insulin Icodec vs Once-Daily Insulin Degludec in Adults With Insulin-Naive Type 2 DiabetesThe ONWARDS 3 Randomized Clinical TrialJAMA. 2023;330(3):228–237. doi:10.1001/jama.2023.11313

Ver Também: Visual Abstract

Comunicado de Imprensa: Weekly insulin found safe, effective for Type 2 diabetes – UT Southwestern Medical Center


2 nov, 2020 11:31h

Inibidores do SGLT2 aumentam o risco de cetoacidose diabética

Os inibidores do SGLT2 são drogas desenvolvidas recentemente para o tratamento do diabetes que vem ganhando aceitação devido a efeitos protetores cardiovasculares e renais.

Neste estudo de coorte populacional envolvendo bases de dados eletrônicas de 7 províncias Canadenses e do Reino Unido o uso de inibidores do SGLT2 foi associado a um risco de cetoacidose diabética aproximadamente 3 vezes maior em comparação com os inibidores da DDP4.

Fonte:

Sodium–Glucose Cotransporter-2 Inhibitors and the Risk for Diabetic Ketoacidosis: A Multicenter Cohort Study – Annals of Internal Medicine (link para o abstract – $ para o artigo na íntegra)

Comentários:

Can You Spot Euglycemic DKA From SGLT-2 Inhibitors? – Journal Feed

Sodium glucose cotransporter-2 inhibitor use associated with increased risk of diabetic ketoacidosis – 2 Minute Medicine

 


2 nov, 2020 10:43h

Atualização das diretrizes para o tratamento de adultos com Covid-19 necessitando de cuidados de terapia intensiva

Alguns destaques da nova versão incluem:

  • Dados do estudo SOLIDARITY da Organização Mundial de Saúde sugerem que não há benefícios na administração de Remdesivir.
  • O estudo RECOVERY demonstrou benefício na administração de dexametasona 6 mg (oral ou endovenosa) por 10 dias somente em pacientes recebendo ventilação mecânica ou necessitando de oxigenioterapia.
  • Hidrocortisona 50 mg de 6 em 6 horas por 7 dias também reduz a mortalidade.
  • A administração de antibióticos de rotina não é recomendada.
Fonte:

Clinical guide for the management of critical care for adults with COVID-19 during the Coronavirus pandemic – Intensive Care Society

 


1 ago, 2020 18:30h
1 ago, 2020 13:42h

Meta-análise: Tratamento medicamentoso para Covid-19

Nesta meta-análise, que incluiu 26 estudos randomizados controlados, os corticoides foram a única intervenção que reduziu a mortalidade e necessidade de ventilação mecânica.

Fonte:

Drug treatments for covid-19: living systematic review and network meta-analysis – The BMJ

 


1 ago, 2020 12:18h

Revisão sistemática: Efeitos do atraso na administração de antibióticos em pacientes com infecções bacterianas severas

Nesta revisão sistemática, que incluiu principalmente estudos retrospectivos, a mortalidade geral foi significativamente menor nos pacientes que receberam antibioticoterapia adequada prontamente, quando comparado aos pacientes que sofreram atraso para receber a medicação.

Fonte:

A Systematic Review of the Effect of Delayed Appropriate Antibiotic Treatment on the Outcomes of Patients With Severe Bacterial Infections – CHEST (link para o abstract – $ para o texto integral)

Comentário:

Does Delayed Antibiotic for Severe Infection Impact Mortality? – Journal Feed

 


31 jul, 2020 16:18h

Diretriz do BMJ: Remdesivir para Covid-19 Severo

Pontos principais:
  • A nova diretriz recomenda que a medicação não seja utilizada em casos leves a moderados ou em pacientes pediátricos.
  • A medicação é recomendada somente em pacientes com doença severa, definida pela presença de pelo menos um dos seguintes: 1) frequência respiratória > 30; 2) insuficiência respiratória; 3) saturação de oxigênio < 94% em ar ambiente; e 4) necessidade de internação em UTI.
  • A diretriz faz a ressalva de que em locais com recursos limitados, devido a incertezas em relação aos benefícios e custo-efetividade, políticas de não oferecer a medicação aos pacientes são justificadas até que as evidências de benefício sejam mais conclusivas.
Fonte:

Remdesivir for severe covid-19: a clinical practice guideline – The BMJ

 


12 jul, 2020 20:45h
12 jul, 2020 13:42h

Covid-19: Pacientes oncológicos recebendo imunoterapia podem ter pior prognóstico

Neste estudo observacional em pacientes oncológicos com Covid-19, aqueles que estavam recebendo imunoterapia tiveram maior risco de hospitalização e doença respiratória grave. Os tratamentos oncológicos devem ser mantidos e novos estudos são necessários para confirmar esta associação.

Fonte:

Determinants of COVID-19 disease severity in patients with cancer – Nature Medicine

Comentários:

New York City data suggest link between immunotherapy, poor COVID-19 outcomes – Medwire News

Should You Delay Cancer Treatment Because of COVID-19? Study Says Most Treatments Don’t Worsen Coronavirus Infection – Memorial Sloan Kettering

 

Comentário Relacionado no Twitter


12 jul, 2020 13:04h

Estudo randomizado: Ruxolitinibe tópico para o tratamento de vitiligo

Neste estudo duplo-cego, randomizado e multicêntrico de Fase 2 com 157 pacientes a medicação levou a melhora na pigmentação cutânea em 45% a 50% dos pacientes.

Fonte:

Ruxolitinib cream for treatment of vitiligo: a randomised, controlled, phase 2 trial – The Lancet

 

Comentário Relacionado no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

Escolha quantas especialidades quiser.

Escolha a sua especialidade de preferência.