Medicina Baseada em Valor

2 nov, 2020 22:02h

Choosing Wisely: 5 práticas que médicos e pacientes devem questionar em Cardiologia Pediatrica

A iniciativa Choosing Wisely é uma campanha internacional de combate à utilização excessiva e inapropriada de recursos médicos. Em conjunto com a American Academy of Pediatrics, lançou esta nova lista de práticas que devem ser questionadas em Cardiologia Pediátrica. As recomendações são:

 

1 – Não solicitar troponina na avaliação de rotina de dor torácica em crianças na ausência de achados preocupantes na história ou eletrocardiograma.

2 – Não solicitar ecocardiograma na avaliação de dor torácica na ausência de achados preocupantes na história ou eletrocardiograma.

3 – Não solicitar ecocardiograma de rotina na avaliação de síncope na ausência de achados preocupantes na história ou eletrocardiograma.

4 – Não solicitar eletrocardiograma de rotina em crianças que irão iniciar prática de atividade física em crianças saudáveis e sem história pessoal ou familiar de doença cardíaca.

5 – Não solicitar eletrocardiograma de rotina antes da iniciação de tratamento para TDAH em crianças assintomáticas e saudáveis sem história pessoal ou familiar de doença cardíaca.

Fonte:

American Academy of Pediatrics – Section on Cardiology and Cardiac Surgery: Five Things Physicians and Patients Should Question – Choosing Wisely

Listas completas:

Choosing Wisely U.S. / Choosing Wisely UK / Choosing Wisely Australia AND Choosing Wisely Canada

 


31 jul, 2020 16:35h

Estudo randomizado: Cirurgia robótica versus laparoscopia para o reparo de hérnia ventral

Neste estudo 65 pacientes foram randomizados para reparo de hérnia ventral por cirurgia robótica e 59 pacientes para reparo via laparoscopia. Não houve diferença entre os métodos em relação aos desfechos clínicos, mas a cirurgia robótica foi mais demorada (141 vs. 77 min) e associada a maiores custos.

Fonte:

Robotic versus laparoscopic ventral hernia repair: multicenter, blinded randomized controlled trial – The BMJ

 


11 jul, 2020 18:00h

Técnica de testagem em grupo pode otimizar os testes para Covid-19

A estratégia de testagem em grupo (em inglês “group testing” ou “pooling samples”) permite a testagem em massa de populações com maior eficiência e menor número de testes realizados.

Fonte:

The mathematical strategy that could transform coronavirus testing – Nature

Veja Também:

Força-tarefa adapta método matemático para ampliar testagem da Covid-19 – Universidade Federal de Minas Gerais

 


23 jun, 2020 23:01h

Ferramenta de suporte clínico à decisão para redução de polifarmácia em idosos

Neste estudo randomizado por clusters uma nova ferramenta de suporte clínico à decisão permitiu a redução no uso de medicamentos em idosos com doenças crônicas, sem prejudicar desfechos como mortalidade e internações hospitalares.

Embora a redução no número de medicações prescritas tenha sido pequena (média de redução de 0.45 medicamentos a partir de 10.5 medicamentos em média), os autores acreditam que os benefícios em termos de custo e populacionais sejam substanciais.

Fonte:

Use of an electronic decision support tool to reduce polypharmacy in elderly people with chronic diseases: cluster randomised controlled trial – The BMJ

Comentário:

Reduction of polypharmacy by electronic decision support—less is more – The BMJ Opinion

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

Escolha quantas especialidades quiser.

Escolha a sua especialidade de preferência.