Qualidade e Segurança

1 ago, 2020 12:18h

Revisão sistemática: Efeitos do atraso na administração de antibióticos em pacientes com infecções bacterianas severas

Nesta revisão sistemática, que incluiu principalmente estudos retrospectivos, a mortalidade geral foi significativamente menor nos pacientes que receberam antibioticoterapia adequada prontamente, quando comparado aos pacientes que sofreram atraso para receber a medicação.

Fonte:

A Systematic Review of the Effect of Delayed Appropriate Antibiotic Treatment on the Outcomes of Patients With Severe Bacterial Infections – CHEST (link para o abstract – $ para o texto integral)

Comentário:

Does Delayed Antibiotic for Severe Infection Impact Mortality? – Journal Feed

 


12 jul, 2020 18:39h

Revisão: Uso de máscaras pela população

Esta extensa revisão sobre o assunto concluiu que máscaras utilizadas pela população são eficazes na diminuição da transmissão do Coronavirus quando fabricadas e usadas corretamente.

Fonte:

Face masks and coverings for the general public: Behavioural knowledge, effectiveness of cloth coverings and public messaging – The Royal Society / The British Academy

Comentário:

Oxford COVID-19 study: face masks and coverings work – act now – University of Oxford

 


12 jul, 2020 12:48h

Análise comparativa de diferentes máscaras quanto a eficiência na remoção de partículas

Neste estudo as máscaras cirúrgicas comuns tiveram eficiência na remoção de partículas < 300nm de 53% a 75%, ao passo que as diferentes máscaras de pano tiveram eficiência na remoção de partículas de 28% a 91%.

O estudo traz um dado interessante ao testar uma camada adicional de Nylon com as diferentes máscaras, mostrando melhora na eficácia.

Fonte:

Quantitative Method for Comparative Assessment of Particle Removal Efficiency of Fabric Masks as Alternatives to Standard Surgical Masks for PPE – Matter

 

Commentário Relacionado no Twitter

 


11 jul, 2020 20:01h

OMS: Não é possível descartar que o Covid-19 seja transmitido pelo ar via aerossóis, particularmente em lugares fechados e com pouca ventilação

Após receber inúmeras críticas por não admitir o risco de transmissão por aerossóis (minúsculas partículas que propagam pelo ar) e 3 dias após uma carta aberta de 240 cientistas criticando a conduta da OMS de minimizar a transmissão pelo ar do Coronavírus, a organização se aproximou do ponto de vista de seus críticos.

Fonte:

Transmission of SARS-CoV-2: implications for infection prevention precautions – World Health Organization

Comentário:

WHO Concedes Airborne Transmission of SARS-CoV-2; Critics Say Advice On Masks Still Falls Short – Health Policy Watch

Veja Também:

It is Time to Address Airborne Transmission of COVID-19 – Clinical Infectious Diseases

 


11 jul, 2020 16:28h

Novas evidências da possibilidade de transmissão do coronavírus pelo ar

As evidências científicas apontam cada vez mais para a possibilidade de transmissão do Coronavirus pelo ar através de aerossóis, minúsculas partículas que podem se manter mais tempo no ar e ser geradas inclusive pela respiração. Até recentemente, acreditava-se que a principal via seria somente por gotículas, partículas maiores e mais pesadas que tem maior dificuldade em se disseminar em distâncias maiores.

Fontes:

Mounting evidence suggests coronavirus is airborne — but health advice has not caught up – Nature

It is Time to Address Airborne Transmission of COVID-19 – Clinical Infectious Diseases

Veja Também:

Coronavírus pode ser transmitido pelo ar: saiba como se proteger – VEJA

 


25 jun, 2020 01:32h
24 jun, 2020 01:48h

Dispositivos para contenção de aerossóis podem não ser úteis para prevenir a transmissão de Covid-19 durante a intubação

Neste estudo de simulação detalhado os dispositivos não foram úteis para reduzir os aerossóis. No caso específico do box para contenção a exposição a aerossóis foi aumentada, sugerindo maior risco do que a não utilização.

Fonte:

Measurement of airborne particle exposure during simulated tracheal intubation using various proposed aerosol containment devices during the COVID‐19 pandemic – Anaesthesia

 

Comentário no Twitter (Fio/Linha – clicar para mais informações)

 


23 jun, 2020 23:01h

Ferramenta de suporte clínico à decisão para redução de polifarmácia em idosos

Neste estudo randomizado por clusters uma nova ferramenta de suporte clínico à decisão permitiu a redução no uso de medicamentos em idosos com doenças crônicas, sem prejudicar desfechos como mortalidade e internações hospitalares.

Embora a redução no número de medicações prescritas tenha sido pequena (média de redução de 0.45 medicamentos a partir de 10.5 medicamentos em média), os autores acreditam que os benefícios em termos de custo e populacionais sejam substanciais.

Fonte:

Use of an electronic decision support tool to reduce polypharmacy in elderly people with chronic diseases: cluster randomised controlled trial – The BMJ

Comentário:

Reduction of polypharmacy by electronic decision support—less is more – The BMJ Opinion

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

Escolha quantas especialidades quiser.

Escolha a sua especialidade de preferência.